sábado, 12 de março de 2011

Bife e hambúrguer caseiro - pitaco

*A Camila, aka @FrauGlaeser (pros íntimos, "Alemoa Toda-Boa"), deixou pitaco nos comentários do último post, e eu trago pra cá pra dividir com geral.

*PITACO*

"Bia, Marido voltou pra casa (viajou a trabalho no domingo) e fiz uma comidinha básica, mas gostosa.
Bifinhos temperados com sal defumado e pimentas coloridas, batatas bolinha cozidas (coloquei uns ramos de alecrim seco na água, as batatas ficaram com um leve sabor - adoro batata com alecrim, mas acho o sabor do alecrim muito forte), vinagrete no capricho (echalote em fatias finíssimas, tomatinhos cereja, pimentoes coloridos, azeitonas, muita cebolinha e molho no capricho - azeite, aceto balsâmico, sal defumado, pimenta, tudo misturado até ficar bem homogêneo).

Fiz bastante vinagrete, pra sobrar e amanha temperar a salada de lentilhas que pretendo fazer. Facílima e muito gostosa, leva lentilhas cozidas em caldo de carne caseiro e esse vinagrete. Fica sensacional no dia seguinte e congela super bem, já temperadinha.

Tb faco hamburguer em casa, dou liga com aveia em flocos (nao precisa de ovo nem nada, só misturar com as maos) e tempero com sal defumado, pimentas coloridas, de vez em quando coloco manjerona seca, alho em flocos, o que der na telha. Moldo os hamburgueres num tamanho um pouco maior o que o pao e bem altinhos, pra que fiquem suculentos. Grelho ou frito na frigideira antiaderente e como suspirando. Ô delícia"


Gostei de tudo; quando eu for passear na sua casa COM TODA A MINHA FAMÍLIA (pronto, matei a menina de susto; é brinks) me faz essa salada de lentilha, por favor?

Como eu não sabia o que é "echalote", fui no pai Google Imagens. É tipo uma cebola compridinha, ó só:

Só não entendi direito (é madrugada, tô dopada de neosaldina, dá um desconto aê) o sal defumado; me diz como é o sabor etc, pleeeeeease.

Taí, seus famintos, mais um pitaco. Divirtam-se!

6 comentários:

  1. Bia, nem deu pra perceber que eu sou chegada numa frescura, né? :-P

    Adoro uma novidade, tô sempre comprando temperinhos novos e legumes estranhos.

    As echalotes sao mais delicadas do que cebolas e menores tb. A cor é linda, algo entre verde e lilás e nao sao tao pungentes como as outras cebolas, quando consumidas cruas. Mas o gosto é de cebola, mais sutil. (Com uma pontinha de alho, talvez, pq sao primos. Todo mundo da mesma família, alhos, cebolas, echalotes.)

    Adoraria receber vc e a família toda; enquanto esse dia nao chega e se a vontade da salada for muita, fica a dica: rende bastante, é super saborosa e muito saudável. Como eu te disse, adoro uma frescurinha - tenho vários tipos de lentilha em casa e pra essa salada usei 4 diferentes: amarelas, verdes, beluga, pardina. Meia xícara de cada. Mas nao é preciso usar essa variedade toda, faca com a que vc encontrar. Deixei de molho durante a noite e cozinhei em caldo de carne caseiro, de acordo com a descricao da embalagem. (Algumas variedades pedem líquido em proporcao 1:2, outras, 1:3.) Cozidas mas firmes - nao usei panela de pressao, misturei com o vinagrete e temperei mais um pouco, com todas as frescuras possíveis. Dá pra comer morna, mas achei que no dia seguinte ficou ainda melhor, os sabores misturaram bem. Recomendo MUITO com um paozinho torrado (se puder esfregar um dente de alho nele antes de torrar, tanto melhor).

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. "Echalote é uma cebola metida a besta igual aquele abacate do supermercado?" (avocado) pergunta André ao ver a imagem do post acima.
    Responder o quê, né Bia?

    ResponderExcluir
  3. E claro que só agora eu percebi que a pergunta foi sobre o sal defumado... hohoho

    Vc já viu esses salgadinhos "sabor churrasco"? Na lista de ingredientes tem um "aroma natural de fumaca". Comprei nos EUA uma garrafinha de "Liquid smoke", que promete aquele sabor defumado que se consegue somente com o que é feito sobre brasas. E quando abri a garrafinha, o cheiro era realmente de madeira queimada, carvao, essas coisas.

    Numa visita à minha sogra fui a uma loja de ervas (ervas mesmo, com misturas de ervas para temperar, chás, sabonetes aromáticos e afins) e vi esse sal. Na composicao dele vai sal (lógico!), caramelo, pimenta e "partículas defumadas", seja lá o que isso quer dizer. Sei que é muito gostoso e nao paro de usar. Fica um gostinho de churrasco em tudo. Deu pra entender ou ficou muito confuso? ;-)

    ResponderExcluir
  4. Carol, posso rir até amanhã do André; esses maridos tem um encosto "ogro" que não sai de jeito nenhum!

    Lemoa, entendi e já vi esse negós de sabor de fumaça em algum lugar! Entendi sim, sua linda! Brigada!

    ResponderExcluir
  5. Menina do céu, passei por aqui porque adorei o título e me deparei com essa maneira engraçada e realista de falar de uma das coisas que mais me assusta no dia a dia. A hora do almoço. rss
    Adorei e vou estar sempre por aqui. Meu marido é perfeito na comidinha, cozinha melhor do que eu mil vezes o lance é: Quando ele faz??? Amiga no início do casamento era sempre com ele o jantar, ô beleza! Agora só em datas especiais. Eu reclamando??? Imagina!! O lance é variar um pouco e mesmo em datas especiais ele está lá lindo cozinhando pra família. Beijão, Alê

    ResponderExcluir
  6. gente!!!
    isso aqui tá legal demais!!!!

    soraia cristina

    ResponderExcluir