quarta-feira, 16 de março de 2011

Fica, vai ter bolo!

*Daí que hoje é aniversário do Bruno, meu filho mais novo. Dois anos de pura delícia cremosa. E, como de costume, fiz o "bolinho-pra-não-passar-em-branco".

Quem me deu a receita foi a Cam Seslaf, aquela musa ruiva; e desde então não tenho coragem de fazer bolo de chocolate de caixa. Tá, uma vez eu fiz; sobrou e virou torta gelada.

*FICA, VAI TER BOLO*


-2 xíc. farinha de trigo
-2 xíc. de açúcar
-1/4 col. chá de sal
-4 col. sopa BEM cheias de cacau em pó (vale investir; sua vida VAI mudar)
-1 tablete de manteiga (daquele de 100 grs)
-1 xíc. água fervente
-1/2 xíc. de buttermilk*
-2 ovos batidos
-1 col. chá bicarbonato
-1 col.chá baunilha

*buttermilk: encha de leite até quase dar a medida, menos um dedinho (marromeno). Complete com vinagre branco ou suco de limão. Cinco minutinhos e habemus buttermilk ;o)

-Misturar a farinha/ açúcar / sal. Reservar.
-Derreter manteiga e adicionar o cacau. Misturar e juntar a água fervente. Deixar borbulhar por 30 segundos.
-Despejar nos ingredientes secos e misturar. Você vai ver a massa mais linda de todos os tempos; brilhosa e cheirosa.
-Tigela separada: buttermilk, ovos batidos, baunilha e bicarbonato misturados com um garfo.
-Junta tudo.
-Forma untada, forno médio até palito sair seco.
-Seja feliz.

Obs.: receita boa também pra fazer bolinhos.


*Amanhã, quinta-feira, não tem postagem de almoço; vou passar a manhã fora e me virar nos 30 pra dar comida pros meninos e arrumá-los pra escola em uma hora e meia; não vai dar tempo de blogar.

Você pode deixar nos comentários o que vai ter de almoço na sua casa, beleza?

Beijo! =o*

6 comentários:

  1. Adorei seu blog, assim, me identifiquei de cara, vou virar amiga :) Odeio ter que pensar todo dia o que fazer pra essa família comer! Mas não tem jeito, né, ajoelhei, quer dizer, casei e procriei, agora tenho que rebolar. Voltarei mais vezes. Tb tenho um blog, www.seguindoahistoria.blogspot.com. Bj

    ResponderExcluir
  2. Salivei com o bolo.

    Feliz aniversário com muita alegria, amor e saúde para o Bruno!

    Beijos

    @maryjoker

    ResponderExcluir
  3. hj vai ser arroz, feijão mulatinho carregado na carne seca e com o agente secreto inhame (só assim pra maridão comê-lo), filé de frango grelhado, ovo de codorna e salada de tomate com cebola.
    deu?
    bejins

    ResponderExcluir
  4. Bem, feliz aniversário pro filhote e, me diz uma coisa, se eu fizer sem a baunilha será que dá muita diferença? Eu simplesmente O-D-E-I-O baunilha, de qualquer jeito.

    Bjos e obrigada

    ResponderExcluir
  5. Ma, passei no seu blog; =o**
    Claudia, qdo vc vier a Cps te faço um!
    Maiby, me chama; quero almoçar na sua casa!
    Disfarçada, acho que a baunilha não faz diferença não, viu. =o**

    ResponderExcluir
  6. Obrigada. Sendo assim, farei a tentativa. Filhota, desde já, agradece.

    ResponderExcluir