sexta-feira, 11 de março de 2011

Hambúrguer caseiro.

*Daíam que no fim de semana o Gomes comprou carne moída. Fez aí refogadinha com batata e cenoura, ficou ótimo (Gomes cozinha muito bem, minha gente, o que desabona é o tamanho da louça que ele deixa, mas enfim, ninguém é perfeito).

Sobrou, daí fiz bolo de carne. Nível de dificuldade: só se não tiver a carne e creme de cebola em casa. Junta a carne com o pó e tá pronto. Eu ia colocar mussarela em cima, mas a de casa tinha terminado. Forno e tá pronto.

Sobrou DE NOVO.

Esse negócio de sobrar é complicado, porque o negós fica rolando na geladeira; vai de um potinho pra outro, quando vê, foi pro lixo.

Mas como a carne que sobrou tava temperada porém crua, resolvi fazer hambúrguer caseiro. Nível de dificuldade: só se não tiver carne, creme de cebola e algum outro tempero que queira colocar.

Eu botei cebolinha picada, um tantinho de alho picadinho (adoro), mais um tico de sal e um pouco de farinha. Algumas receitas pedem um ovo, mas não coloquei.


Botei num pote com um plástico no meio pra não grudar.

Frigideira quente, se quiser bota um fiozinho de óleo ou um tantinho de manteiga (eu não botei óleo nem manteiga; I S2 frigideira anti-aderente).




Ficou bonito? NÃO.

Se eu tenho vergonha de postar foto de comida com cara feia? Até tenho, mas minha proposta é mostrar como ficou. De repente você faz em casa com mais capricho do que eu e fica lindo. Se ficar, me manda a foto preu botar aqui.

Ficou gostoso? SIM.

É isso que interessa, por enquanto.

Eu poderia ter feito as rodelas de um diâmetro maior, porque depois de fritos, os hambúrgueresregsrerszss (ah, plural chato, dessa palavra!...)diminuem de tamanho (não me diga???)

Ah sim, muito importante: peça à pessoa que for moer a carne fazer o favor de não botar junto pedaço de plástico; porque o desafortunado que moeu o patinho pra mim não viu que tinha um pedaço de plástico com a carne (gente, como é possível isso?) e depois eu fiquei catando fiapo de plástico no meio da carne moída. =o/

Pra janta, fiz pão (na máquina de pão mesmo; botei pra bater e crescer nela, depois tirei a massa, modelei, deixei crescer mais um pouco e forno). Montei mini-hamburguersreersrersss pros meninos; ficou legal. Ainda ficou feio, mas ficou legal.

Por hora é isso. =o**

7 comentários:

  1. Dá para fazer no forno? Não faço fritura em casa.

    ResponderExcluir
  2. Tem um prensador que deixa o hambúrger no formato certinho, é fácil de achar e baratinho.
    Em casa meu marido é mestre nisso! mas tempera a carne moída só com sal, frita na chapa com um dedinho de margarina e depois enfia no meio do pão com os apetrechos necessários e voilá. Nunca mais consegui comer um hamburger congelado industrializado depois de comer o caseiro.

    ResponderExcluir
  3. preciso parar de vir aqui antes do almoço!!

    ResponderExcluir
  4. Aqui tem uma forminha que serve pra fazer ovo frito redondinho, acho que dá pra colocar o hamurguer, né?
    Vou testar é hoje!

    Obrigada, Bia!

    ResponderExcluir
  5. Bia, Marido voltou pra casa (viajou a trabalho no domingo) e fiz uma comidinha básica, mas gostosa.
    Bifinhos temperados com sal defumado e pimentas coloridas, batatas bolinha cozidas (coloquei uns ramos de alecrim seco na água, as batatas ficaram com um leve sabor - adoro batata com alecrim, mas acho o sabor do alecrim muito forte), vinagrete no capricho (echalote em fatias finíssimas, tomatinhos cereja, pimentoes coloridos, azeitonas, muita cebolinha e molho no capricho - azeite, aceto balsâmico, sal defumado, pimenta, tudo misturado até ficar bem homogêneo).

    Fiz bastante vinagrete, pra sobrar e amanha temperar a salada de lentilhas que pretendo fazer. Facílima e muito gostosa, leva lentilhas cozidas em caldo de carne caseiro e esse vinagrete. Fica sensacional no dia seguinte e congela super bem, já temperadinha.

    Tb faco hamburguer em casa, dou liga com aveia em flocos (nao precisa de ovo nem nada, só misturar com as maos) e tempero com sal defumado, pimentas coloridas, de vez em quando coloco manjerona seca, alho em flocos, o que der na telha. Moldo os hamburgueres num tamanho um pouco maior o que o pao e bem altinhos, pra que fiquem suculentos. Grelho ou frito na frigideira antiaderente e como suspirando. Ô delícia!

    ResponderExcluir
  6. Na falta do prensador, um tubinho de Pringles resolve! Corta o fundo, unta com óleo, enfia a carne ali, cobre com papel filme e deixa congelar. Depois passa na água morna pra desgrudar dos lados, tira a tampa e vai empurrando pelo fundo aos poucos e cortando os hamburgueres.
    Fica diametro pequeno, mas fica bonitinho. hehehe

    Nos tempos de vegetariana, eu fazia hamburguer de soja assim. Depois que voltei a ser carnívora, nunca fiz um hamburguer de carne na vida. É mole? Muah!

    Beijocas!

    ResponderExcluir